facebook pixel

É comum que ocorra nas reuniões da nossa equipe Younique uma ocorrência de um gato, cão, criança ou outro, e estamos todos bem com isso, normal para quem está habituado a trabalhar a partir de casa.

Mais do que ok. Nós amamos esses momentos e chegamos mesmo a encorajá-los.

Reunião de trabalho da Equipa da Márcia Santos

Aqui está um exemplo das nossas reuniões online

Com uma equipa totalmente distribuída, quase todos trabalham em casa, algumas de nós a part time outras a full time.

Isso dá-nos a oportunidade de estarmos mais tempo com os nossos filhos.

Trabalhar em casa com crianças não é para todos, e pode não ser para ti ou para a situação que te encontras.

Às vezes requer uma mudança de estilo de trabalho consoante os diferentes estágios de vida da criança.

Se trabalhas a partir de casa com crianças, ou a pensar nisso para o futuro, gostaríamos de compartilhar alguns conselhos e dicas.

Márcia, Coach de Marketing Multinível

Dica # 1 – aproveita os pequenos momentos. Para mim, muitas vezes, quando ouço o Rodrigo (meu filho mais novo) a conversar com ele mesmo e com os seus brinquedos – esses momentos não têm preço.

Dica # 2 – comunica com clareza. Conversa com o teu parceiro e combinem horários, assim as expectativas ficam alinhadas já fica a saber em que momentos pode contar com a tua ajuda.

Dica # 3 – contrata babysitting a tempo parcial. Com filhos mais pequenos pode ser uma excelente alternativa, ter por exemplo uma ajuda da parte da manhã das 8:00 às 13:00. Assim conseguirás trabalhar, com a vantagem do teu filho poder interagir com outras pessoas. 

Dica # 4 – tira a pressão. Se as coisas não estão a funcionar, o melhor é dar amor aos teus filhos e fazer um plano para recuperar o tempo de trabalho depois deles irem para a cama, ou no dia seguinte.

Dica # 5 – deixar as crianças serem crianças! De vez em quando há que deixá-las brincar com tintas, água, terra ou outras coisas 🙂 ! Assim libertam as suas energias e nós temos pelo menos 30 minutos de silêncio.

Dica # 6 – utiliza a soneca/sono, de noite eu adormeço-o o mais cedo possível para aproveitar algum tempo de trabalho depois do Rodrigo adormecer. Confesso que é um dos períodos com mais produtividade do dia.

Dica # 7 – rodar os brinquedos para mantê-los novos e interessantes. Isso pode fazer com que as brincadeiras durem mais 10-20 minutos e assim consigo fazer mais algumas coisas.

Pedro – WebDesigner e Programador – Pai de três filhos.

Dica # 8 – podcasts, audiobooks e conversas TED. Enquanto eu preparo as refeições, acho super inspirador e também relevante para progredir nas minhas habilidades de trabalho, ouvir um audiobook ou um podcast.

Dica # 9 – ter sempre umas bolachas prontas antes das reuniões. Imagina que o teu filho acorda da sesta a meio de uma reunião, vais querer ter umas bolachas por perto para lhe dar, acredita que pode ser um verdadeiro salva-vidas.

Dica # 10 – foca-te no BigPicture. Lembra-te de focar nas tarefas de trabalho mais importantes. Mantém a visão do grande objectivo e os benefícios de poder trabalhar em casa.

Dica # 11 – procura o melhor equilíbrio possível. Passa uma manhã na praia com a família ou faz uma caminhada pela tarde, usufrui destes momentos e alimenta a tua motivação.

Dica # 12 – estar sempre a 100% na actividade actual. Pode ser muito difícil separar o trabalho/crianças, no entanto o mais importante é estar totalmente presente (fisicamente e emocionalmente) tanto com as crianças, como com o trabalho.

Dica # 13 – fazer pequenas pausas. Passar tempo a jogar e aprender com as crianças.

Dica # 14 – deixar o telefone na mesa. Quando se está com os filhos é realmente importante a concentração nessas iterações.

Dica # 15 – Planeamento. Percebi o quanto é importante ter um planeamento do meu dia, isso não é apenas para mim – mas também para os meus filhos. Assim eles sabem como eu costumo começar o dia, conhecem os meus ritmos, os tempos que normalmente faço para uma pausa, o tempo que paro para o almoço, tudo isto ajudou a estabelecer expectativas e a criar espaço para ao longo do dia haver mais interacções significativas.

PARA TI

Trabalhas em casa (mesmo que seja por pequenas quantidades de tempo ou seja em part time) com os teus filhos? Tens dicas ou conselhos? Adorava saber se te identificas com algumas destas histórias?

Obrigada por leres o meu blogue, assistires aos meus vídeos e principalmente por comentares, adicionando assim a tua voz.

Com todo o meu amor,

Márcia
divider

©Márcia Santos 2018 Todos os direitos reservados.